quinta-feira, 25 de junho de 2009

“..uma mensagem parece se impor a todos os ambientes: a força de trabalho não responde apenas ao simples incentivo econômico..."

Resumo por Cristiane Conti

"Conhecimento gera Transformação" - Paulo Clemem.

Os efeitos da Gestão do Conhecimento (GC) começa a gerar a partir do momento em que os gestores de uma organização decidem implantá-la.
Exemplo da efetiva implantação da GC e valorização do capital intelectual é a Casa do Cliente Comunicação 360°.
O caminho escolhido pela Casa do Cliente Comunicação 360° foi iniciar a trajetória realizando simpósios e workshops, produzindo publicações impressas e virtuais, visando a geração de conhecimento o próprio negócio, pois são as pessoas que fazem a diferença nas organizações.
Bom, antes tarde do que nunca!!
Somente agora o meio empresarial dá crédito ao fato de que o seu capital mais importante é o intelectual. Em uma passagem do seu livro “Construindo o Futuro – O impacto global do novo paradigma – Pessoas, Empresas e Sociedades”, Paulo C. Moura (Editora Mauad) destacou que “uma mensagem parece se impor a todos os ambientes: a força de trabalho não responde apenas ao simples incentivo econômico. Salários e benefícios passam a ser vistos como simples direitos, mas não funcionam isoladamente como motivadores primários. O desejo e a demanda pela participação se impõem cada vez mais fortemente como sendo o exercício da cidadania corporativa. Afinal, uma democracia não deve ser julgada apenas pelo grau de liberdade que assegura, mas, também, pelo potencial de participação efetiva, e que permite às pessoas causar algum impacto em tudo que afeta suas vidas”.
Não podemos armazenar o capital intelectual. O que vale uma biblioteca sem consulta? O que ganha uma idéia sem contribuição?
Romper o ciclo vicioso de não dar acesso ao conhecimento individual – tácito – é revigorar e rever o conhecimento adquirido na trajetória profissional.
É preciso partir dessa visão egocêntrica para o compartilhamento do conhecimento, com a construção de relacionamentos.
Tornar tangível aquilo que nunca foi percebido como investimento, mas, sim, como custo e despesa.
Quando a Casa do Cliente Comunicação 360º, optou pela Gestão do Conhecimento, o cenário pretendido era este, tinha-se a certeza de que necessário salvaguardar e valorizar nosso patrimônio por meio de nossa Memória Organizacional, trasnformando o conhecimento tácito em explícito de um único ser à organização, é, não só modificar o ambiente de trabalho, mas também a sociedade como um todo.
Bibliografia: Clemem, Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento - “Conhecimento Gera Transformação” – artigo 5º - fev. 2007.